Será que devo trabalhar minha ansiedade? Entenda quando procurar terapia
Você já notou que a intensidade da sua ansiedade pode variar significativamente? Talvez, em alguns dias, ela pareça um leve incômodo, enquanto em outros, você pode se sentir completamente esmagado. Mas como saber quando procurar ajuda? A ansiedade é uma emoção natural que não há como eliminar completamente, mas há alguns sinais que indicam quando ela está disfuncional e precisa ser abordada em terapia. No texto de hoje, você entenderá o que precisa analisar sobre sua ansiedade e decidirá, de uma vez por todas, se deve trabalhá-la em terapia.
Ansiedade de leve a severa
A ansiedade é uma experiência única que varia de pessoa para pessoa, mas não só isso, ela também pode variar para uma mesma pessoa, dependendo de cada situação. Identificar como você se sente quando está ansioso é o primeiro passo para entender se precisa de ajuda. Por que você gostaria de mudar a forma como sente a ansiedade? O que espera com isso? Quais são os seus objetivos? Essas perguntas iniciais podem motivá-lo a enfrentar essa emoção tão paralisante.
Quando a ansiedade se torna um problema a ser levado para a terapia?
Diferenciar a ansiedade natural da patológica pode ser um pouco difícil para um leigo, por isso a avaliação de um psicólogo pode ser indispensável. Atualmente, há critérios bem definidos para determinar se a ansiedade interfere significativamente na vida das pessoas; por exemplo, se você evita situações, se preocupa excessivamente por longos períodos e se ela interfere na sua funcionalidade, esses podem ser indicativos para procurar um profissional da saúde mental.
Veja a seguir os sinais de alerta sobre a sua ansiedade:
- Intensidade exagerada frente às situações da vida.
- Preocupações persistentes por horas ou dias.
- Interferência negativa no trabalho, escola ou relacionamentos.
- Ataques de pânico sem nenhum motivo aparente.
- Medo e ansiedade para diversas situações e contextos diferentes.
- Pensamentos catastróficos excessivos.
- Evitação de situações que podem gerar ansiedade.
- Sensação de constante ameaça.
Busque fazer terapia
Terapia não é apenas para quem tem transtornos; muitas pessoas podem se beneficiar das estratégias, técnicas e apoio de um profissional da saúde mental para gerenciar de forma mais leve sua ansiedade.
E então, como você avalia a sua ansiedade? Se você se identificou com os sinais de alerta e deseja se sentir melhor, considere iniciar a terapia. Sua saúde mental merece um pouco de tranquilidade.
Comentários
Postar um comentário